Gestão de População/Correspondência e Atestados: Caraterísticas da Aplicação

Correspondência e mensagens

  • Controlo total de correspondência recebida e emitida, baseado numa melhoria das normas gerais para correspondência. A correspondência recebida inclui uma gestão documental. Faculta-se o estabelecimento de referências cruzadas entre correspondência recebida e emitida.
  • Correspondência, ofícios, editais, faxes, mailing, etc., tudo automatizado mas configurável, nomeadamente remetentes e assinaturas! Para edição, implementa-se a compatibilidade com o processamento de texto avançado do popular Microsoft Winword. Inclusão do logotipo (por exemplo o brasão da freguesia), usado na impressão em papel liso.
  • Opção de reproduzir correspondência, de modo a aproveitar texto elaborado previamente.
  • Possibilidade de escolha entre papel liso (neste caso imprime cabeçalho e rodapé configuráveis pelo utilizador) ou timbrado, com opção entre o timbre da Junta ou da Assembleia.
  • Possibilidade de timbrar papel liso para uso avulso.
  • Os destinatários das mensagens podem ser residentes, entidades, freguesias, ou sem destinatário, utilizando diretamente a base de dados integrada com os diversos módulos. Opção de impressão em série usando automaticamente endereços da base de dados. Formato opcional para faxe.
  • Emissão de etiquetas de endereçamento de todos os tamanhos, em papel A4.
  • Timbre e endereçamento de diversos tipos de envelopes.
  • Possibilidade de envio e registo de SMS a entidades e residentes.

Documentos

  • Controlo e emissão flexível, fácil e expedita de qualquer tipo de documento. Em particular, automatiza-se o registo e emissão de requerimentos, atestados, certidões e declarações para todo o tipo de entidades, residentes ou não na freguesia (por exemplo, basta procurar por nome, BI ou cartão de cidadão -- inclusivamente usando um leitor de cartões -- e indicar os efeitos do documento, sendo tudo o resto automaticamente gerado a partir da informação presente na ficha respetiva). Note-se que, como todos os restantes módulos têm acesso a Residentes ou Entidades, isto permite que seja gerado um requerimento de um responsável de sepultura ou dono de canídeo, por exemplo.
  • Nos documentos a emitir, possibilidade de importar a informação do requerimento. Faculdade de criar um requerimento a partir de um pedido chegado do sítio web da freguesia.
  • Menção da taxa cobrada pela emissão do documento e emissão (opcional) do respetivo recibo.
  • Flexibilidade de escolha no papel usado (papel timbrado ou liso) e na formatação do texto, como por exemplo tipos de letra e espaçamento entre linhas, visto recorrer ao processamento de texto avançado do popular Microsoft Winword.
  • Configuração opcional dos documentos em função do fim a que se destinam.
  • Possibilidade de usar diferentes enquadramentos legais, conforme a natureza do documento e as circunstâncias em que é emitido.
  • Documentos automáticos de comprovação de agregado familiar, com ou sem menção de rendimentos e despesas.

Recenseamento Populacional (ficheiro de Residentes)

  • Manutenção de um ficheiro de Residentes da freguesia (também acessível de praticamente todos os módulos do pacote Freguesias, como Correspondência e Atestados, Registo de Animais, Gestão de Cemitérios, entre outros).
  • Cartão de Cidadão: leitura de dados para uso em atualização da informação e procuras automáticas.
  • Integra-se com o Recenseamento Eleitoral, na Gestão de População (c) Módula C.
  • Uso da codificação nacional oficial de freguesias (todos os códigos imediatamente acessíveis na aplicação).
  • Gestão opcional de agregados familiares (comum ao módulo Correspondência e Atestados e Gestão de Cemitérios).
  • Listagem de fichas com fotografia e toda a informação de dado residente, incluindo o agregado familiar.
  • Pode facilmente saber-se se determinada pessoa é residente e está ou não recenseado e ver a sua ficha completa ou o agregado familiar. Faculta-se pesquisas por qualquer parte do nome, por data de nascimento, n.º de BI, etc.
  • Estatísticas diversas: por freguesias ou países de naturalidade, idades, sexo, habilitações, profissões, estados civis; de n.º de fogos; etc.

Recenseamento Eleitoral (integrado com os Residentes) -- exclusivo de Gestão de População

  • Conformidade com as leis do recenseamento eleitoral e de acordo com as sugestões dos organismos estatais.
  • Uso da codificação nacional oficial de freguesias (todos os códigos acessíveis na aplicação).
  • Registo e controlo de transferências, óbitos e outras eliminações de inscrições.
  • Controlo de outros postos de recenseamento além da sede.
  • Possibilidade de recensear cidadãos brasileiros com estatuto especial de igualdade de direitos políticos.
  • Detecção automática de duplas inscrições e outras irregularidades.
  • Possibilidade de fazer recenseamentos provisórios (aos 17 anos de idade), depois automaticamente geridas.
  • Possibilidade de fazer inscrições condicionais (por exemplo, quando ainda não foi feita a prova da naturalidade ou identidade da pessoa).
  • Impressão de verbetes de inscrição, cadernos de recenseamento limpos ou intercalares, cartões de eleitor, etc.
  • Estatísticas diversas: por freguesias ou países de naturalidade, idades, sexo, n.º de eleitores; etc.

Vale a pena consultar ainda as informações técnicas e outras considerações.

Data de atualização deste documento: 28-08-2013.