Servidor de Sockets Módula C: Caraterísticas da Aplicação

Tópicos:
  • O Servidor de Sockets Módula C (MCSocket) serve para implementar a comunicação de mensagens automáticas em rede, entre diferentes sessões das aplicações Módula C que abrem ficheiros numa dada unidade, de modo a fazer refrescamentos automáticos em ecrãs onde existam filtros locais. Assim, se por exemplo noutra sessão for introduzido um registo, ele irá ser visualizado nas outras máquinas que tenham filtros semelhantes sobre o mesmo ficheiro. Doutra forma, isto só seria possível se o utilizador selecionasse propositadamente o botão “Refrescar a grelha de dados”, no Ecrã de Informação em causa. Cada aplicação, ao arrancar, irá estabelecer uma ligação automática ao MCSocket.

  • Permite ainda enviar interativamente mensagens instantâneas pela rede, a outros utilizadores com aplicações Módula C abertas na mesma unidade, usando o Mensageiro do MCSocket disponibilizado nessas aplicações.

  • Deverá ser instalado na raiz da(s) unidade(s) onde são abertas bases de dados Módula C, e depois configurado como serviço do sistema (depois de instalado pode consultar-se um manual, na mesma pasta, para instruções mais específicas).

  • Para sistemas em que o ícone não seja mostrado na área de notificação, disponibiliza-se o Desktop do MCSocket (MCSockDt.exe), que pode ser usado para interagir com o serviço do MCSocket.

  • Aplicação a 32 bits para Microsoft Windows (8/ 7/ Vista/ XP/ 2000), em ambiente gráfico, funcionando na página ANSI 1252.

Data de atualização deste documento: 01-10-2014.